BLOGGER - BLOGGER

1 de novembro de 2006

Antônia na 30a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

SÃO PAULO (Reuters) - A programação da 30a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo apresenta nesta quinta-feira "Antônia", de Tatal Amaral, uma história ambientada no mundo do rap da periferia de São Paulo.

O novo filme da diretora paulistana (de "Um Céu de Estrelas" e "Através da Janela") se passa no bairro da Vila Brasilândia, onde moram as quatro protagonistas -- as jovens Preta (Negra Li), Barbarah (Leilah Moreno), Mayah (Quelinah) e Lena (MC Cindy), que se conhecem desde crianças.

O sonho delas é formar uma banda de rap, que antes de nascer já tem nome -- "Antônia", para celebrar a coincidência de que o avô de todas se chamava Antônio.
Em uma noite em que faziam "backing vocals" para grupos de rapazes, elas finalmente têm a chance de apresentar juntas uma de suas composições, atraindo a atenção de um empresário, Marcelo Diamante (o rapper Thaíde, numa das interpretações mais engraçadas do filme).

As quatro protagonistas são, de fato, cantoras. Outros cantores fazem papéis menores, caso de Sandra de Sá e do puxador de samba Tobias, da escola paulistana Vai-Vai, no papel dos pais de Preta.

O forte de "Antônia" é que o filme tira sua verdade não só das apresentações musicais, que são autênticas, mas de um roteiro bem-armado, de autoria de Tata Amaral e Roberto Moreira (este o diretor do filme "Contra Todos"). A história das quatro personagens, marcada por dificuldades como pobreza, preconceito, maternidade, violência e machismo, transforma o filme em bem mais do que um musical.

Tendo como produtor executivo o premiado Fernando Meirelles, da produtora O2 e diretor de "Cidade de Deus", "Antônia" virou seriado televisivo paralelamente à sua produção para o cinema. A série entra no ar na TV Globo já no dia 17 de novembro próximo.

O filme está na programação da Mostra nesta quinta (26), às 21h20 no Cine Bombril 1; no sábado (28), às 19h40, no Reserva Cultural 2; na segunda (30), às 14h50, no Arteplex 1; e na quarta (1/11), às 14h40, no Arteplex 3.


(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

1 comentários:

Anônimo disse...

EU FUI VER E ACHEI MUITO LOKO
SO VAI ESTREAR EM JANEIRO + O FILME É BOM PRA CARAMBA

É NOISSS