BLOGGER - BLOGGER

28 de setembro de 2007

Trilogia Suja de Havana


“Ele é a favor de cuba ou é do lado dos Estados Unidos?”
A moça lá da repartição me perguntou após pegar o livro e ler as orelhas...
Pra quem pouco enxerga o mundo se resume assim:
“Vamos escolha... você tem duas opções!”.

Pedro Juan Gutierrez, nascido em Cuba 1950, consegui mostrar, mesmo ficando nítido que sua única intenção é... sabe-se lá o quê, que nas ruas de Cuba, e tambem de qualquer outro lugar, existe um mundo louco de prazeres e angustias quase nunca possíveis de serem separados.
Sexo, Rum, Escassez, Prazeres, tudo com letra maiúscula e um desapego digno do mais santo dos monges são as senhas para abrir as portas desta aventura que mostra como mesmo sofrendo o embargo dos U$A e a castração da liberdade pelos “revolucionários” locais o povo cubano continua vivendo,trepando,gozando e morrendo... não necessariamente nesta ordem.
O maluco já trabalhou de tudo, vendeu jornal, foi cortador de cana, trabalhou no campo, foi soldado, radialista, jornalista isto pra não falar dos trampos não tão "legais".
Com um currículo deste não é difícil acreditar quando ele fala:

"Em tempos tão dilacerados não se pode escrever com suavidade. Sem delicadezas a nossa volta, impossível fabricar textos refinados. Escrevo para cutucar um pouco e obrigar os outros a cheirar a merda. É preciso baixar o focinho até o chão e cheirar a merda. Assim aterrorizo os covardes e fodo com todos os que gostam de amordaçar a nós, que podemos falar."
Trailer de ANIMAL TROPICAL EN MONTREAL, documentario sobre o escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez

0 comentários: