BLOGGER - BLOGGER

21 de setembro de 2007

João Xavi por Rodrigo Brandão

Salve, Salve! João Xavi chega chegando!


Falo aqui sobre um suburbano safo, Made In Baixada Fluminense, que prefere enxergar que o copo tá metade cheio, e não o oposto, transformando a noção de vivência periférica. Ao vivo, a cores e em tempo real. Ao invés de reclamar as mazelas, vividas pela maior parte dos cidadãos do Terceiro Mundo, ele opta sabiamente por enxergar tal experiência como aprendizado único, coisa que só a Escola da Vida te ensina. E que não tem dinheiro que compre, nem tampouco fazer um curso na Suíça. É isso aí.

Mas nem por isso sua lírica, sua concepção e sua música são limitados ou medianos, recalcados ou exclusivistas. Esqueça os clichês e estereótipos. Trata-se de um rapper cheio de referências (cita Sabotage, Sergio Mendes e Nação Zumbi como preferências musicais), jornalista (colabora com os sites Rock Press e Overmundo), fotógrafo, historiador (é autor da tese "Da Tropicália ao Hip-Hop: Contracultura, repressão e alguns diálogos possíveis", disponível para apreciação no site Bocada Forte, especializado em rap nacional), e vegetariano, que se define como "mais um fruto do fenômeno contemporâneo de contato entre a periferia e os meios de tecnologia". Articulação pouca é bobagem.

Escorado pelo arsenal sonoro da dupla Raphael Garcez & Pablo Duca, conhecidos como BeatBass High Tech, esse filhote de São João de Meriti lançou "Dias De Luta, Noites De Amor", seu primeiro trabalho, em 2006. Mas, como todo mundo que respira hip hop, ele também sabe que a evolução tem que ser constante, já iniciou um novo capítulo em sua Lenda Pessoal, como diria Jack Kerouac: as faixas do novo trabalho, intitulado "Alta-Fidelidade", produzidas já em 2007, estão disponíveis no www.joaoxavi.com - e contando!

Se você se interessa pelo que acontece em termos de vida inteligente na música feita no Brasil, preste atenção em João Xavi, pois ele representa um novo produto das periferias do país: jovem, conectado, e cheio de atitude "faça você mesmo".

www.joaoxavi.com
DOWNLOAD

0 comentários: