BLOGGER - BLOGGER

21 de maio de 2007

Blackitude promove tributo a James Brown

O pai do soul inspira evento sobre o movimento black power, que acontece entre 29/05 e 01/06, com várias atividades e convidados nacionais


Será uma semana de debate, celebração e tomada de consciência. De 29 de maio a 01 de junho, o Cultura Black na Diáspora: Tributo a James Brown, iniciativa do coletivo Blackitude, vai discutir a experiência política e cultural do movimento black power. Convidados especiais e várias atividades vão focá-lo como manifestação da diáspora negra a partir de sua presença na América e África, com especial destaque nos EUA, Brasil e Nigéria.

O evento divide-se em duas partes, uma teórica e outra prática. A primeira agrega um seminário com três palestras e três mesas-redondas e uma mostra de filmes, e a segunda, uma mostra de hip hop e um baile black e um workshop de dança. O seminário acontece de terça a sexta, com entrada franca, no Teatro Gregório de Mattos. Estudiosos, militantes e artistas vão falar sobre a experiência do movimento black power, suas conexões e desdobramentos políticos e estéticos a exemplo da soul music e do partido dos Black Panthers. “Mais do que nenhum outro artista nos Estados Unidos, na época, James Brown soube traduzir o grito de revolta social e intensa busca identitária que animava os distintos povos negros nas décadas de sessenta e setenta”, afirma o professor e escritor cubano Carlos Moore, que abre o ciclo de palestras, dia 29.

Biógrafo de Felá Cuti, Carlos Moore fará um paralelo entre a cena americana e o nascimento do afrobeat, na Nigéria. Além dele, o seminário conta com as presenças do historiador Ubiratan Castro e da socióloga Luiza Bairros e, nas mesas, de nomes como o produtor carioca Don Filó e o dançarino paulista Nelson Triunfo. Através das palestras e depoimentos, o seminário destacará a chegada e estabelecimento do movimento no Brasil, nas cenas culturais do Black Rio, Black Sampa, Black Bahia, Novos Afoxés e Blocos Afro. E também na política, com a constituição do MNU. “Nosso objetivo é reciclar as experiências e aprofundar o debate das cenas culturais negras e jovens atuais, com especial atenção à cultura hip hop em seu diálogo com o passado recente e estabelecimento as bases da música do futuro”, explica Nelson Maca, do coletivo Blackitude.

Hip Hop e baile black – A primeira atividade do Tributo a James Brown será a II Mostra de Hip Hop da Blackitude, terça-feira (29/05), das 14h às 18h, na Praça Thomé de Souza. A atividade, realizada em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, contará com performances dos quatro elementos da cultura hip hop: break, graffiti, dj e mc’s. Participam os artistas da Blackitude, alguns convidados e os que chegarem na hora. Já realizada ano passado, a mostra gerou interesse e curiosidade, numa troca com a população que circula no centro da cidade.

A semana será finalizada com o II Baile da Blackitude, dia 01/06 (sexta-feira), a partir das 22h, no Teatro Gregório de Mattos. A festa foi idealizada nos moldes dos bailes blacks da época homenageada, mas incorporará as devidas atualizações musicais desdobradas da black music dos anos 60. Será conduzido pelos dj´s da Blackitude Bandido, Joe e Edílson, três dos mais experientes da cena local, e terá como convidado especial o Dj KLJay, do Racionais Mc’s. Eles prometem sets que passearão por muitas vertentes da black music como a soul music, o funk, charme, house, reggae, rap, samba, samba rock, baladas lentas e o afro beat.

O baile contará, ainda, com a participação do Dj Tatá, que fará um set em homenagem a James Brown, artista eleito pelo evento para simbolizar toda a expansão da cultura black. O DJ Tatá - nome utilizado pelo sindicalista Raimundo Coutinho nas décadas de 70 e 80 – foi um dos pioneiros em Salvador na realização de bailes, absorvendo aquelas novidades que sacudiram o mundo. Coutinho é também um dos convidados das mesas-redondas.


Seminário Cultura Black na Diáspora

PALESTRAS

29/05 / 18:30 – EUA-Nigéria
Cultura Black de James Brown a Fela Kuti: fonte, influência ou interlocução? Carlos Moore - Cubano de origem jamaicana, vive atualmente em Salvador. Intelectual com cargos importantes em várias partes do mundo, é Chefe de Pesquisa na Escola para Estudos de Pós-Graduação e Pesquisa na Universidade do Caribe (UWI), Jamaica. Tem quatro livros publicados, entre eles a biografia de Felá Kuti - This Bith of a life, inédita em português.

30/05 / 18:30 - EUA-Brasil
Cultura Black de James Brown a Tim Maia: gênese, confluência ou dispersão?
Ubitratan Castro – Historiador e escritor baiano, ocupa a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia. Ex-diretor do CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA e da Fundação Palmares no primeiro mandato do governo Lula. Atualmente, é presidente da Fundação Pedro Calmon.

31/05 / 18:30 – Black Power – Experiências políticas
Aspectos dos desdobramentos políticos do Black Power -
Luiza Bairros – Socióloga, ativista dos movimentos negro e das mulheres. É professora da Universidade Católica de Salvador e consultora do Projeto Combate ao Racismo Institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento / Pnud.

MESAS
As palestras serão seguidas de mesas-redondas com relatos de estudiosos e ativistas que vivenciaram o boom da cultura black, na Bahia e em vários estados do país. Os participantes, de maneiras diferenciadas, estavam na cena como agitadores culturais, produtores, discotecários, dançarinos e militantes do movimento da negritude afinados com as expressões da juventude da década de sessenta, setenta.


Mesas - Black Bahia - Black Brasil - Histórias e Relatos de Quem Viu e Viveu / 29.05 / 19:30 - Parte I
Ceres Santos (jornalista e militante do movimento da negritude - RS)
José Carlos Limeira (poeta e escritor - BA)
Dom Filó (produtor cultural e musical carioca, foi um dos articuladores do Black Rio - RJ )

30.05 / 19:30 – Parte II
Ana Célia (proprietária do histórico Zanzibar, ponto de encontro da cena Black - BA)
Gilberto Leal (fundador do grupo de militância negra Niger Okan - BA)
Lazzo (cantor e compositor - BA)

31.05 / 19:30 - Parte III
Coutinho (sindicalista, foi integrou a nascente cena black baiana nos 60 - BA)
Negrizu (dançarino e professor de dança afro, foi assessor de Pierre Verger - BA)
Nelson Triunfo (dançarino e pioneiro do funk e do break no Brasil - SP)


Seminário - Inscrições
Para ter direito a certificado, é preciso assistir todas as sessões e se inscrever previamente na Fundação Gregório de Mattos (3322.1486 / Horácio Neto) ou com a Blackitude (8147.7552 - blackitude@gmail.com) As inscrições são gratuitas.

FILMES

Os filmes marcarão o lançamento do Cineclube Blackitude. Centrados na expressão musical do período e seus desdobramentos, trazem documentários e clipes relacionados ao hip hop, ao black power e à música soul. As sessões acontecerão de 29 a 31 (terça a quinta), sempre das 13:30h às 18:00h

Dia 29 - Teatro Gregório de Mattos – 13:30
Afro Memória, anos de História em Movimento – 20’
Direção: Dom Filó
Tim Maia – 15’
Direção Flávio Tambellini
Quando éramos reis – 84’
Direção: Leon Gast
Soul Survivor – 90’
(História de James Brown)

Dia 30 - Teatro Gregório de Mattos
Histórico dos Bailes Blacks de São Paulo/Documentário - 70’
Direção: Mano Brown
Soul to Soul – 120’
Direção: Denis Sanders
Tim Maia (Programa Ensaio) – 57’
Direção Programa: Fernando Faro
Direção DVD: João Marcelo Bôscoli

Dia 31 - Teatro Gregório de Mattos – 13:30
Soul Survivor – 90’
(História de James Brown)
Carta ao Presidente – 90’
Direção: Thomas Gibson
The mc’s: why we do it – 77’
Direção: Peter Spirer


OFICINA ILUSTRADA: DANÇANDO O ORIGINAL FUNK SOUL
Nelson Triunfo, veterano dançarino paulista, fundador do grupo Funk & Cia, traz para o evento a prática da dança do original funk soul. Pioneiro na dança black no Brasil, do funk ao hip hop, ele tem se apresentado como artista e coreógrafo e feito palestras, oficinas, workshops e cursos por todo o país. A atividade, com inscrições prévias a R$10, acontece no dia 01/06, das 14h às 17h, em local a ser confirmado.


FICHA GERAL

Evento: Cultura Black na Diáspora: Tributo a James Brown
Atividades: Seminário, mostra de hip hop, mostra de filmes, workshop de dança e baile black
Quando: 29/05 a 01/06
Locais: Teatro Gregório de Matos Gregório de Mattos e Praça Thomé de Souza (Mostra de hip hop)


FICHA/BAILE
Evento: II Baile da Blackitude – Tributo a James Brown
Quando: dia 01 de junho (sexta-feira), a partir das 22h
Onde: Teatro Gregório de Mattos
Atrações: Dj´s KL Jay (Racionais MC´s), Bandido, Edílson, Joe e Tatá (participação)
Ingressos: R$10,00 (Uhuru Hip Hop e Berinjela)

0 comentários: