BLOGGER - BLOGGER

18 de novembro de 2006

Nelson Maca convida.

Caros parceiros, alunos e demais interessados na poética do rap, estarei ministrando um mini-curso na UCSal, discutindo, mais uma vez, a relação entre rap e poesia, ou, para, ser mais exato, alguns aspectos da poética divergente do rap. Os detalhes seguem no programa abaixo. Meu principal objetivo é estimular o interesse crítico de todos, chamando atenção para a complexidade e beleza desta linguagem muitas vezes banalizada, discriminada ou mal compreendida enquanto estética determinada e contundente. Como tenho dito, tudo que envolve hip hop, para mim, é mais que diversão, atividade profissional ou intelectualismo. Hip Hop faz parte de nossa constante batalha de arte e amor pela cor. Vamos debater a estética desse discurso desviante.

Com Respeito,
Nelson Maca (UCSal – Blackitude Hip Hop)
One Love!!

Observação: esse mini-curso, como outros já realizados por colegas do instituto de Letras da UCSal, destina toda sua renda à confraternização de fim de ano dos funcionários da UCSal – Campus Lapa (Natal, Ano Novo...), todos parceiros, e, acima de tudo, amigos presentes diariamente em nossas atividades humanas e profissionais.

Mini-curso: "Música x Literatura: Ritmo, Poesia e Enfrentamento no RAP Nacional" Professor: Nelson Maca (UCSal – Blackitude Hip Hop)
Carga horária: 6 horas-aula
Local: UCSal – Campus Lapa
Data: 30 de Novembro e 01 de Dezembro
Horário: das 19 às 22 horas
Custo: R$ 10,00
O mini-curso dá direito a certificado

Ementa:
Estudo estético e ideológico da poética do rap nacional a partir da abordagem de letras do grupo Racionais MCs, destacando imagens do cotidiano da negritude periférica das metrópoles e sua leitura de mundo através da linguagem lítero-musical do rap, e localizando traços comuns entre recursos literários de fundo comum entre o rap e alguns textos clássicos de escritores brasileiros.

Objetivos:
- Contextualiazar e diferenciar hip hop como cultura e movimento.
- Conceituar rap, diferenciando suas várias manifestações temáticas e musicais.
- Contextualizar o grupo Racionais MCs, destacando a figura emblemática do compositor Mano Brown.
- Comentar as composições poéticas de Mano Brown, privilegiando aspectos literários de suas letras.
- Fazer estudo comparativo entre recursos poéticos utilizados no rap nacional e autores consagrados da literatura brasileira, a exemplo de Carlos Drummond de Andrade, João Antônio, Lima Barreto, Manuel Bandeira, Mario de Andrade, Rubem Fonseca entre outros.

0 comentários: