BLOGGER - BLOGGER

20 de junho de 2006

Mumú da Mangueira


Em 7 de abril de 1941 vinha ao mundo Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, foi um músico e humorista brasileiro de sucesso, membro do grupo humorístico Os Trapalhões.

Mussum teve origem humilde, nos morros cariocas. Estudou durante nove anos num colégio interno, onde obteve o diploma de ajustador mecânico.

Pertenceu às forças armadas durante oito anos, ao mesmo tempo em que aproveitava para participar na Caravana Cultural de Música Brasileira de Carlos Machado. Foi músico e sambista, e fez parte do grupo Os Originais do Samba, onde chegou a atingir certa fama e viajou por diversos países. Era conhecido nesta época como "Mumú da Mangueira".

Foi então convidado para participar do show de televisão Os Trapalhões. De início declinou o convite, justificando sua recusa com a afirmação de que pintar a cara, como é costume fazer aos atores, não era coisa de homem. Em 1969, entretanto, o amigo Manfried Santanna (Dedé Santana) conseguiu convencê-lo, e Mussum passou a integrar o programa que terminaria tornando-o famoso.

Mussum faleceu em 29 de Julho de 1994, não resistindo a um transplante de coração, e foi sepultado em São Paulo. Deixou um legado de 27 filmes com o Os Trapalhões, além de mais de vinte anos de participações televisivas, através das quais imortalizou-se o seu modo particular de acrescentar as terminações "is" ou "évis" a palavras arbritrárias (ex: forévis) e pelo seu inseparável "mé" (gíria para cachaça).

Aqui deixo para os amigos dois discos que fizeram minha felicidade nesta semana, mete mão que é tudo nosso.

2 comentários:

Anônimo disse...

aê mano, quais são esses dois discos pra down ai...

fala ke eu kero baixar..

abraços

M aka BB

vc tem orkut mano??

Anônimo disse...

Dalhe PRETOS...
Amei
...de ouvidos atentos
<;)>